sábado, 6 de outubro de 2012

Aniversário do Estado de Roriama "Boa Vista-RR"


Conheça a História do Estado mais setentrional do Brasil



                                  O Estado de Roraima, situado na Região Norte, acima da Linha do 
Equadro, se compõe de 15 municípios



No dia 5 de outubro de 1988, por força de uma emenda de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti, o Território Federal de Roraima foi transformado no Estado de Roraima, conforme o artigo 14 (Ato das Disposições Constitucionais Transitórias) da Constituição Federal. Foi eleito Ottomar de Souza Pinto o primeiroº governador do Estado de Roraima (1991/1994).
O Estado, situado na Região Norte, se compõe de 15 municípios. O nome Roraima deriva-se de: Rorô = verde; Imã = serra ou monte.  Portanto, Roraima, significa Verde Monte (o Monte Roraima). 

  A Capital é Boa Vista, situada acima da Linha do Equador, nas coordenadas: 2º49`17” de Latitude Norte e 60º9`50`` de Longitude Oeste. Limita-se: ao Norte e Nordeste: com a Venezuela; a Leste, com a Guiana; a Sudeste, com o Pará; e ao Sul e Oeste, com o Amazonas.


O Estado se situa numa área de 225.116,1 km².  O clima é equatorial (Norte, Sul e Oeste) e tropical (Leste).  Quanto ao relevo, junto às fronteiras da Venezuela e da Guiana, ficam as serras do Parima e de Paracaima, onde se encontra o monte Roraima, com 2.734 metros de altitude.  

 Na projeção do IBGE divulgado em agosto deste ano, o Estado de Roraima apresentou 19.045 habitantes a mais que em 2010, o que representa 0,6% do aumento da população do país. Mesmo com esse crescimento, o Estado ainda é o menos populoso do Brasil, com 469.524 habitantes, segundo IBGE. Veja mapa abaixo com estimativa de cada município e do Estado até 2011.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDEOS