Histórico da Escola Caranã



MISSÃO
A Escola Estadual Caranã foi criada sob o decreto lei nº 041 de 26 de janeiro de 1993, como esta data coincide com o recesso escolar, somente no dia 11 de fevereiro do mesmo ano, o Exmº governador Ottomar de Souza Pinto, oficialmente inaugurou a escola. A mesma atenderia as modalidades de ensino da pré-escola até a 8ª série do ensino fundamental, nos turnos diurno e noturno.
A primeira gestora da instituição foi à professora Ecinéia Cidade Félix, que permaneceu no cargo todo o ano de 1993.
No ano de 1994 a professora Tenemárcia Vieira Silva, assumiu a gestão da escola com atendimento das mesmas modalidades de ensino.
Em 1995, a gestão passou a ser administrada pelo então professor Zenóbio Brito Tataíra, permanecendo ainda com o pré escolar até 8ª série, sendo que os alunos do noturno eram atendidos pela modalidade de ensino: Projeto piracema (1ª á 8ª série). A escola já contava em média, com 1100 á 1200 alunos da comunidade e adjacências.
Entre 1996 á 2002, a escola teve como gestor o professor Valdileno Vieira e vices-diretores: Odinéia Melo e Zenóbio Brito Tataíra. Nesse período o processo de ensino passa por mudanças: passamos a tender as seguintes modalidades: Fundamental Menor- Matutino Fundamental Maior-Vespertino e saio o Projeto Piracema e entra a modalidade de ensino de Jovem e Adulto (EJA). O nível de atendimento continua sendo o mesmo, isto é, de 1ª á 8ª série.
Nos anos seguintes, em 2003, a gestão passa a ser administrada pela a professora Maria Aparecida Conceição.
Em 2004, assumiu o gestor: Júnio de Oliveira, que permaneceu no cargo no período de janeiro á dezembro de 2004. Tendo com vice-diretor o Srº Alcir Rodrigues de Oliveira.
Em 2005, pelo professor Atemisson Luiz de Carvalho, onde se inicia o atendimento na EJA do 3º segmento (1ª ao 3ª - ensino Médio).
Em 2006, uma nova equipe de gestores assume a escola. Composta pelo professor Elizeu Pessoa Silva, no cargo de gestor, formado pela UFRR, vices Gestores: A professora Maria Adélia R. Silva, formada em Administração Escolar, e o professor Alcir Rodrigues de Oliveira. Licenciado em Ciência e matemática.

.
 No segundo semestre de 2007, assume a gestão da escola Caranã, o professor Alcir Rodrigues de Oliveira, Gestor: Graduado em Ciências Físicas e Biológica pela UFAM; Graduado em Gestão Pública Pela Faculdade Atual da Amazônia. Pós Graduado em Administração Escolar pelo IBPEX, especialista em gestão escolar. 32 anos dedicados a educação, destes 17 anos somente em gestão administrativa, conduz com sabedoria e maestria essa unidade de ensino, com objetivo maior de transformar-la numa instituição de excelência.
  
Tendo como Gestor Administrativo o Profº Zenóbio Brito Tataíra, Graduado em Pedagogia pela UERR.











Em novembro de 2010 a escola  passa por uma nova Gestão sendo a Porfª Leonete e vices-administrativos Zenóbio Tataira e Joelma.




Em 2011, assume a gestora. Seleth Alves e Vice- Dúrbio. Passando pouco tempo, logo substituida no inicio de 2012 pela Prof Marcia Rodrigues da Silva.


 2012, A escola passa por uma nova adninistração. Atualmente a gestora está sendo a Profª Marcia Rodrigues da Silva. Graduada em Licenciatura em
tendo com gestor administrativo o Prfº Búrbio
 

Atualmente a escola tem um total de 1200 alunos, distribuídos nos três turnos. Conta com a colaboração de 125 profissionais, que almejam os mesmos objetivos educacionais.
A escola como identidade própria, desenvolve vários projetos voltados para a melhoria de ensino-aprendizado, uma vez que os projetos surgiram da necessidade, anseios e interesse dos alunos, bem como a relação harmoniosa entre Escola e Comunidade. Aprendizagem por projeto ocorre por meio da interação e articulação entre os conhecimentos cotidianos dos discentes, cujas expectativas e desejos são mobilizados na construção do conhecimento.
Nesta época a escola atendia da Pré-escola a 8ª série. Atualmente atende do Ensino Fundamental e a EJA 2º e 3º Segmento.
Recebeu o nome de Escola Estadual Caranã, devido à existência de um igarapé encontrado no bairro Caranã.
A escola tem como objetivo: oferecer um melhor atendimento de qualidade a comunidade carente.
Desde a sua fundação até os dias atuais já passaram pela escola 8 gestores, sendo o atual Alcir Rodrigues de Oliveira e vice Zenóbio Brito Tataíra. No quadro pedagógico as coordenadoras: Raimunda Almeida Vieira e Nilcineia.
A proposta da Escola é proporcionar um ensino de qualidade garantindo-lhe acesso e a permanência dos alunos na escola, formando cidadãos críticos capazes de agir na transformação da sociedade.

Endereço: Rua Deco Fontellys, nº 758, Bairro: Caranã


Tel: 95-3628-5737



EQUIPE GESTORA E PEDAGÓGICA DE 2014.1


A Escola Estadual Caranã no início do ano letivo 2014.1 Teve uma alteração na  sua equipe  administrativa. A atual gestora da escola Jeane Soares Rodrigues. passou a ser a partir de 18/02/2014 passou a assumir o Professor Juscelino Lima e sua equipe gestora administrativa a professora Heloisa Calline; formada em pedagogia e esp. Psicopedagogia, cursando Letras com habilitação em Inglês.  Coordenadora Pedagógica Turno Matutino: Alvenir Ferreira da Silva, formada em magistério, (turismo e hotelaria) técnico-IFRR  e pós graduação em  Supervisão e Orientação Administrativa Escolar- UNINTER.
Coordenadora Pedagógica do turno Vespertino: Maria Doralice Lima de Oliveira, formada em Pedagogia e Pós-Graduada em Educação Especial. Na Orientadora Educacional temos nos turnos matutino: Ana Celia Ribeiro Gomes e Vespertino: Kátia Rosana



2 comentários:

  1. Gostaria por gentileza do contato do Professor Zenóbio Brito Tataira.
    Dejalma Macedo
    13a Brigada de Infantaria Motorizada
    Turma 1979.
    Fone:(65)99976 0398 vivo whatsapp
    (65)98444 7556 oi

    ResponderExcluir
  2. Aonde vai ocorre as matricula pra estuda na escola Caranã

    ResponderExcluir

VIDEOS